top of page

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Antes da construção da igreja atual, foi edificada uma ermida em finais do século XVI, fundada por Domingos da Covilhã, noutro local da freguesia, para albergar Nossa Senhora de Guadalupe, trazida do México.

A atual igreja terá começado a ser construída em 1713, tendo sido pouco tempo mais tarde, em 1717, afetada pelos sismos. A obra foi concluída em 1756. Acredita-se que a imagem colocada no nicho do frontispício é a pertencente à ermida primitiva.  É constituída por três naves, com influências barrocas.

No dia 24 de Maio, é realizada a procissão de Nossa Senhora de Guadalupe. A procissão, com cerca de 10 quilómetros, percorre os principais caminhos entre a freguesia de Guadalupe e o Monte de Nossa Senhora da Ajuda em Santa Cruz. É um dos eventos de maior devoção dos fiéis, que fazem este percurso a pé e alguns descalços, cumprindo promessas, para agradecer a Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora da Ajuda. Esta  procissão teve início após a crise sísmica de 1717, que arrasou a zona Norte da Ilha Graciosa, com todos os seus edifícios incluindo a Igreja de Guadalupe.

bottom of page