top of page

IGREJA DE SÃO MATEUS

A Igreja de São Mateus, situada na vila da Praia, foi inicialmente uma pequena ermida. Contrariamente às referências dos diversos historiadores do século XVIII e XIX, foi publicado em 1905 um artigo no jornal Praiense “A ilha Graciosa”, baseado em documentos de Fr. Diogo das Chagas, que referem a Ermida de S. Mateus como a primeira de toda a ilha. Segundo o P.e Vital Pereira, será a fonte mais fidedigna, uma vez que o povoamento da ilha começou pela Praia, fazendo assim sentido ter sido edificada uma casa de Deus nesta zona da ilha, para além das moradias.

Uma vez que esta ermida seria anterior à Ermida de Santo André, edificada em Santa Cruz, pode-se concluir que esta terá sido construída em meados do século XV. A ermida primitiva já não subsistia em em 1589, pelo que já teria sido substituída pela atual. A obra decorreu no mesmo espaço da anterior.

Foi elevada a matriz em 1546. A obra de reconstrução teve uma duração de 14 anos, e não houve intervenção nos altares e capelas do fundo das três naves. As pedras que fazem ligação das três capelas também são as primitivas. A obra foi concluída em 1896.

Com o seu corpo com 12 metros de altura, é o templo mais alto da ilha e o maior, com 23 metros de comprimento.

Na sacristia existe uma antiga imagem alusiva a Nossa Senhora das Barraquinhas. Foi intitulada com este nome, pois Nossa Senhora das Barraquinhas era originalmente uma pintura que pertencia a um residente de Lisboa. Após o terramoto de 1755, que destruiu a casa, as tábuas foram utilizadas para construir uma barraquinha. Sem ser notado, a imagem tinha ficado exposta na parte externa da barraca, que foi vista por um devoto, que pediu as tábuas e colocou-as numa igreja a servir de orago. Esta devoção foi trazida para a Vila da Praia.

bottom of page